Dicas de leitura para quem não tem tempo ou diz não ter tempo

by - segunda-feira, abril 22, 2013

Você, querido amigo, cidadão do mundo contemporâneo e cheio de possibilidades sabe como ninguém o poder do “não tenho tempo.” Essa simples frase é a desculpa perfeita para a maior parte das tarefas negligenciadas, das horas perdidas e para aquelas coisas que não estamos lá com muita vontade de fazer mas falta desculpa melhor para recusar. E quase sempre, o hábito de ler é um dos itens dessa ampla lista para a qual a desculpa encaixa-se quase perfeitamente.


O “não tenho tempo” tem muitas vertentes. Na prática o dia tem 24 horas para todo mundo. Há quem consiga lidar com elas de forma apropriada e quem ainda não consiga gestá-las adequadamente. Na prática, trata-se de uma questão de prioridade. Sempre – ou quase sempre - arranja-se tempo para fazer aquilo do que gostamos mas a leitura não é um hobby para a maioria das pessoas: apenas mais uma obrigação para atulhar e atrapalhar o andamento do dia.

Se você é alguém tentando adquirir o hábito da leitura saiba que é possível sim incluir os livros em grande parte do seu dia. Confira algumas dicas:


Transporte Público

Se você, meu caro amigo, é pobre demais para ter ou abastecer um carro, o transporte público é uma boa saída para a prática da leitura. A menos que você esteja em um busão, trem ou metrô realmente lotado é possível sim reservar algum tempo para ler. Mas lembre-se: livros leves, por favor. Tijolões não são recomendados: opte por praticidade.

Livros de Bolso

Leu bem o tópico acima? Então fica de olho nesse aqui. Invista em livros de bolso: são pequenos, leves e mais simples de levá-los na bolsa ou na mochila. Também mais baratos, o que costuma ser um fator bem interessante a ser levado em consideração na compra.

E-reader

Isso mesmo: e-readers. Esses aparelhinhos, como o Kindle ou o Kobo fazem verdadeiros milagres quando a ideia é dar o upgrade na sua leitura ainda mais no quesito “praticidade”, afinal ler “Crônicas de Gelo e Fogo” sem carregar praticamente um quilo na mochila realmente é muito bom. Se você não tem a frescura o gosto por cheirar livros ou coisa parecida, vale a pena. O problema que a brincadeira ainda custa caro para o bolso da maioria.

Mas tudo bem, não se lastime: fique com os livros de bolso como descrito acima e continue lendo o post…

Hora do almoço

Por experiência própria de quem tem uma hora de almoço: eu consigo aproveitar um pouco desse tempo para ler. Se você conta com mais tempo que isso, melhor ainda mas aí já é uma questão de critérios e também de velocidade.

Filas em geral

Que brasileiro adora uma fila, isso não é segredo para ninguém. Então que tal aproveitar o tempo para algo produtivo? Leia, leia e LEIA!

Cortando os supérfluos do dia-a-dia

Embora você diga que não tem tempo, muito provavelmente você sempre tem aquele tempinho a mais para ficar navegar a tôa e:

  1. Postar mensagens motivacionais e religiosas.
  2. Postar mensagens de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” cheia de cachorrinhos e gatinhos bonitinhos que deixam a vida cor de rosa e as pessoas com vontade de vomitar arco-íris.
  3. Postar fotos nojentas e palavras de gosto duvidoso disfarçadas de mensagens de conscientização.
  4. Postar mensagens sobre inveja e recalque.
  5. Postar provocações sobre futebol.
  6. Postar indiretas para o ex-namorado ou para a amiga traíra.
  7. Postar mensagens de “preconceito reverso” ou de “está na Bíblia” para justificar seu próprio atraso de vida.
Se você respondeu sim a alguma das questões acima, use esse tempo para ler e poupe a humanidade de “mais do mesmo”, please. Seu cérebro, seu vocabulário e sua vida pessoal agradecerão o esforço mais tarde, acredite. Smiley piscando

Hora de dormir

Se você assiste TV antes de dormir, ou dá aquela última navegada antes de ir para a cama, reveja esse hábito. Além de cansar muito a visão, esses hábitos podem fazer até despertar a insônia. Já um livro pode ter um efeito mais adequado, ajudando a relaxar (dependendo da temática, obviamente) e ajudar a garantir uma boa noite de sono.

É, gente. Essas dicas funcionam. Se prestar atenção verá que quase tudo é uma questão de prioridade. E olha: ler é algo que compensa o esforço. Experimente!

Leia também:

0 comentários

Não se acanhe e deixe seu comentário.
Mas não aceito comentários esdrúxulos, ofensivos, com erros, preconceituosos... Ahh, você me entendeu.