Resenha: Dias de Chuva e Tempestade, de Nancy Pickard

by - domingo, agosto 09, 2015

Eu não dava muita coisa por esse livro porque a sinopse não é tão empolgante quanto a gente poderia esperar. Mas resolvi ler mesmo assim, fã de thrillers e suspense como sou. Felizmente, Nancy Pickard conseguiu me surpreender com um enredo instigante, personagens complexos e profundos e um crime que assola uma pequena cidade do Kansas há anos.





Sinopse:

Há 23 anos um crime abalou a pacata Rose, uma cidadezinha no interior do Kansas. Hugh-Jay Linder, filho de um rico fazendeiro, foi encontrado morto em casa e sua esposa, Laurie, desapareceu, levantando a suspeita de que ela também teria sido assassinada. Ex-empregado da família, o vaqueiro Billy Crosby foi imediatamente detido e logo condenado: um vestido sujo com o sangue de Laurie estava dentro da sua picape e o chapéu dele foi encontrado na cena do crime. Agora o jovem advogado Collin Crosby quer provar que o pai é inocente e que as evidências foram manipuladas por influência da família Linder.


O livro
Cerca de 23 anos atrás, o filho de uma família de fazendeiros já bem tradicional da cidade de Rose, Kansas, os Linder, foi assassinado. Sua esposa Laurie desapareceu e, acredita-se, que esteja também morta. A suspeita recai sobre um conhecido encrenqueiro, chamado Billy Crosby, vaqueiro dos Linder, que foi preso acusado dos crimes, mas que alegava inocência o tempo todo.

O pesadelo da família Linder começa quando o filho de Crosby, advogado, consegue libertar o pai para provar sua inocência. Jody, filha do casal assassinado, entra em pânico quando descobre que Billy estará nas ruas em pouco tempo. Seus tios acharam por bem lhe dar a notícia para que ela estivesse preparada para o caso de encontrar com ele por aí.

Nancy vai e volta no tempo para que possamos conhecer os pais de Jody e como era tenso o casamento dos dois. Sua mãe não agradava muito as pessoas, sendo que ela queria viver no luxo, viajar e gastar, mas que tinha que ficar presa naquela cidade pequena, cuidando de uma filha e de um marido provinciano. Essa personagem chega a irritar pela futilidade, mas foi então que percebi a construção bem feita pela autora para compor uma quase vilã da história.

Nesse vai e volta entre os capítulos percebemos que as pessoas estão começando a acreditar que Crosby é de fato inocente. Jody não pode acreditar naquilo, estão desrespeitando a memória de seus pais! Até o governador pediu a revisão do caso. As pessoas começam a sussurrar que talvez tivesse havido uma injustiça e que um homem inocente poderia estar na cadeia. Como a família de Jody tem mais recursos, começam a sugerir que houvesse manipulação das evidências.

Título original: The Scent of Rain and Lightning
Autora: Nancy Pickard
Ano: 2012
Páginas: 227
Editora: Arqueiro

Avaliação

Os personagens tiveram tempo de se desenvolver nessa trama. Podemos acompanhar muitos de seus revezes e pensamentos. Suas vidas ficaram tão interligadas pelo crime que, mesmo que não queiram, acabam precisando se envolver para desvendar o que houve. E o final me pegou de surpresa, porque somos enganados por Nancy, que nos leva para uma direção e depois nos joga na verdade de maneira surpreendente.

Dias de Chuva e Tempestade não é bem um suspense. Nem um romance. Nem um drama. É um livro sobre pessoas, sobre erros, sobre o passado atormentando o presente. Por isso ele vai e volta nas lembranças dos personagens, levando o leitor por caminhos tortuosos até que chegamos à verdade - e que surpreendente verdade - sobre a morte dos pais de Jody. Procurando um livro que o leve por diferentes rotas, então você achou. Quatro corujas.


Leia também:

2 comentários

  1. Oiii tudo bem?

    Minha primeira visita ao seu blog que encontrei por acaso buscando resenhas do livro da Julia Quinn. Não conhcia esse livro e fiquei interessada, não sou grande fã de policiais e suspenses mas estou tentando sir da minha zona de conforto. COmecei um blog recentemente também, é bem novinho, se quiser te convido a ir me visitar lá qualquer dia

    Beijokas, Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Comcei a ler o livro há dois dias atrás na biblioteca da minha cidade, não dava nada tbm, peguei por acaso... Mas foi arrebatador, terminei agora, devorei esse livro.
    Adorei sua resenha, achei bem condizente com o livro. 😍
    Leiam, vai prender vocês e o final é realmente inesperado.

    ResponderExcluir

Não se acanhe e deixe seu comentário.
Mas não aceito comentários esdrúxulos, ofensivos, com erros, preconceituosos... Ahh, você me entendeu.