Resenha: Corra para ser feliz, de Bella Mackie

by - terça-feira, setembro 08, 2020

Volta e meia minha lista de leitura acaba contando com livros que tenham a corrida como elemento principal. Do mesmo modo, minha lista também foca muito em livros de não-ficção e sobre transtornos mentais. Nesse caso, “Corra para ser Feliz” era uma aposta e tanto para minhas leituras de 2020.

(Sim, eu percebi que já tem um tempo que não posto nada nesse blog, mas devo dizer que minhas leituras continuam funcionando.)

Resenha: Corra para ser feliz, de Bella Mackie


Sobre o livro:

Bella Mackie tem problemas com a ansiedade desde criança, mas um divórcio complicado fez com que ela se sentisse no fundo do poço, sem forças para sequer levantar do sofá, quanto mais pensar em lidar com a rotina e colocar a vida de volta nos eixos. Um dia ela resolveu fazer algo diferente: correr.

Sua primeira tentativa durou cinco minutos, mas o suficiente para que ela voltasse a calçar os tênis e saísse para correr no dia seguinte. A razão? Por alguns minutos ela não chorou, não teve seus pensamentos dominados por pânico, tristeza ou ansiedade. E então ela repetiu o processo, um dia após o outro buscando o mesmo alívio. O livro é resultado da experiência da autora usando a corrida como uma maneira de lidar com a ansiedade e a depressão e encontrar um novo caminho.

O que achei

O livro é interessante, mas acabei travando em alguns momentos. Isso fez com que eu me sentisse incomodada. A leitura tende a ser boa, mas muitas vezes a autora utiliza dados de pesquisas e artigos científicos para falar sobre depressão, ansiedade e a importância dos exercícios físicos. O recurso foi tão usado quebrou um pouco a narrativa. O excesso de dados me deu a oportunidade de trabalhar com a famigerada leitura “por cima”. Não gosto disso, mas acaba sendo um recurso útil nessas horas.

Na minha opinião o livro é mais fluido quando as experiências da própria Bella Mackie são utilizadas. Os relatos a respeito da luta dela contra a ansiedade e a depressão foram ricos o bastante para que o leitor entenda do que se trata. A postura assumida por ela ao contar sua história também oferece uma visão de gentileza e autocompaixão, o que pode ajudar um leitor com dificuldades semelhantes a olhar para si mesmo de modo menos ríspido, mais paciente. Algo muito valioso em dias como hoje, nos quais a tendência dominante é enxergar esse tipo de postura como uma fraqueza indesejada.

Um ponto importante é que Mackie não coloca a corrida como uma cura mágica, mas sim como uma ferramenta que a levou para lugares inesperados. Aliás, ela destaca justamente que não existe uma cura rápida ou uma maneira certa. A corrida foi uma forma de ampliar seu mundo - tão pequeno durante o auge da depressão - para algo cada vez maior. A autora faz questão de frisar que cada um tem a própria história e que as ferramentas utilizadas por um podem não ser as mais adequadas para outro.

Importante mencionar também que em nenhum momento ela ignorou ou demonizou o papel dos medicamentos em sua jornada. Pelo contrário: os resultados alcançados não dizem respeito somente a corrida, mas a um conjunto de elementos devidamente integrados. A mensagem clara é de que não existem curas rápidas, mas existem caminhos. Existe esperança. Isso é o mais importante de tudo.

Título: Corra para ser Feliz
Título original: "Jog On"
Autora: Bella Mackie
Tradutora: Laura Folgueira
Editora: Harper Collins
Páginas: 304
Ano de lançamento: 2019


Avaliação do blog

Confesso que fiquei na dúvida a respeito de como avaliar o livro. Isso porque eu acabava me deslocando muito na leitura quando vinha a avalanche de dados. Em um momento eu estava imersa e um pouco depois já estava praticando a leitura por cima. Optei por quatro corujas por pensar que os percalços valeram a pena.


Boa leitura!

Leia também:

2 comentários

Não se acanhe e deixe seu comentário.
Mas não aceito comentários esdrúxulos, ofensivos, com erros, preconceituosos... Ahh, você me entendeu.