Resenha: A Febre, de Megan Abbott

by - domingo, dezembro 06, 2015

O livro me chamou atenĆ§Ć£o por causa da sinopse, por ser baseado em uma histĆ³ria real e por ter um bom comentĆ”rio de Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar, assim achei que valia Ć  pena ler. Infelizmente, esse Ć© o segundo livro recomendado por Gillian Flynn que leio que Ć© bem ruim. Melhor parar de seguir as recomendaƧƵes dela.

A Febre





Sinopse:
Na Escola SecundĆ”ria de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparĆ”vel. Filha do professor de quĆ­mica e irmĆ£ de um popular jogador de hĆ³quei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma tĆ­pica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicĆ”vel e violenta convulsĆ£o no meio de uma aula, ninguĆ©m sabe como reagir. Os boatos comeƧam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsƵes e tiques nervosos, deixando os mĆ©dicos intrigados e os pais apavorados.

Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV? Envoltos em teorias e especulaƧƵes, o pĆ¢nico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaƧando a frĆ”gil sensaĆ§Ć£o de seguranƧa daquelas pessoas, que nĆ£o conseguem compreender a causa da doenƧa terrĆ­vel e misteriosa.


O livro


Dryden, Deenie, Lise e Gabby sĆ£o inseparĆ”veis, mas enganam bem Ć  primeira vista. Elas nĆ£o sĆ£o essas amigas incrĆ­veis que se super apoiam o tempo todo. Ao longo da leitura vemos que hĆ” invejas, intriguinhas, fofocas, todo o tipo de comentĆ”rios egoĆ­stas e ridĆ­culos entre elas. Deenie Ć© filha do professor de QuĆ­mica da escola, o irmĆ£o Ć© um jogador bonitĆ£o e popular de hĆ³quei. Ela tem todas as neuras e mais algumas que uma adolescente de 16 anos teria.

PorĆ©m, Lise sofre uma convulsĆ£o inexplicĆ”vel no meio de uma aula, deixando todos na escola muitos nervosos. A pequena cidade fica Ć  flor da pele. Todos com medo pela menina, jĆ” que os mĆ©dicos nĆ£o conseguem determinar o que levou Ć  convulsĆ£o. A comunidade fica com mais medo ainda pelos outros estudantes quando uma segunda estudante sofre um ataque semelhante e vai para o hospital. A situaĆ§Ć£o fica ainda pior quando a mĆ£e de Lise comeƧa a questionar o departamento de saĆŗde que aplicou vacinas de HPV em todas as meninas da escola.

O foco do livro Ć© na famĆ­lia de Deenie, mas ela Ć© a protagonista em boa parte do tempo. Ela tenta entender o que estĆ” acontecendo com as amigas, tentando assim adivinhar o que pode vir acontecer com ela. SerĆ” que ela Ć© a prĆ³xima, serĆ” que ela estarĆ” num leito de hospital assim como a amiga Lise, que parece muito pior do que as outras colegas?


AvaliaĆ§Ć£o


TĆ­tulo original: The Fever
Autora: Megan Abbott
Editora: IntrĆ­nseca
PƔginas: 272

O livro engana bem, pois comeƧamos devorando a narrativa, porĆ©m vocĆŖ alcanƧa metade e nada Ć© revelado, jĆ” tĆ” chegando perto do final e nada tambĆ©m, atĆ© que a autora finaliza a histĆ³ria e vocĆŖ tem a impressĆ£o de ter sido enganada. A explicaĆ§Ć£o dada para as convulsƵes e ataques Ć© esdrĆŗxula, completamente furada, sem sentido e no fim vocĆŖ imagina que todo aquele auĆŖ foi para nada.

A visĆ£o que temos das adolescentes Ć© bem negativa. Ɖ quase como se nenhuma delas ali tivesse alguma virtude ou realmente fosse amiga uma da outra. Senti uma clima de competiĆ§Ć£o que Ć© bem danoso, onde existem fofoquinhas pelas costas umas das outras. Elas passam a impressĆ£o de serem bastante unidas, mas na real mesmo estĆ£o todas separadas por tantos aspectos negativos.

Durante a leitura temos uma sĆ©rie de eventos sendo colocados e o foco da histĆ³ria, que sĆ£o os ataques, meio que fica de lado. E atĆ© o tĆ­tulo, A Febre, nĆ£o faz sentido depois de ler a histĆ³ria, especialmente com aquele final. No mais, o livro merece duas corujinhas, porque atĆ© comeƧa bem, mas como nĆ£o entrega o que promete, ele se perde jĆ” da metade em diante. NĆ£o recomendo essa leitura.

Leia tambƩm:

2 comentƔrios

  1. OlĆ”!!!

    Comecei a ler A Febre e realmente nĆ£o estava explĆ­cita a real proposta do livro, sabe? Continuei a leitura, e quando jĆ” estava na metade do volume, conclui que nĆ£o estava entendendo nadinha. Hoje Ć© o 4° dia de leitura de livro e, sinceramente, nunca demorei tanto para ler um livro com tĆ£o poucas pĆ”ginas. Nem terminei ainda, mas jĆ” considero como um dos piores que li.

    AbraƧos!!!

    www.pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai continuar? Acho que se fosse comigo eu jĆ” teria jogado o livro longe. xD Insisto em alguns, mas num caso desses...

      Excluir

NĆ£o se acanhe e deixe seu comentĆ”rio.
Mas nĆ£o aceito comentĆ”rios esdrĆŗxulos, ofensivos, com erros, preconceituosos... Ahh, vocĆŖ me entendeu.